MENU
Instale a nossa App
Abrir
 » Museu Etnográfico do Cabouco
Museu Etnográfico do Cabouco

Em 1990, a junta de freguesia do Cabouco adquiriu o Museu Etnográfico do Cabouco, instalando-o na própria sede da mesma, a qual foi alvo de obras de recuperação e adaptação. O museu abriu ao público a 14 de setembro de 1997. Com o alargamento do piso inferior do edifício da instituição, foi possível instalar este museu local, preenchendo-o com coleções de natureza etnográfica, sendo que o intuito principal era o de se proceder à preservação de vivências e memórias da terra e das gentes cabouquenses.


Segundo Rui Sousa Martins, no artigo O cenário dos museus locais na ilha de S. Miguel “as peças etnográficas vivem do valor afetivo que possuem na memória das gentes e desempenham uma função de relevo nas múltiplas atividades de animação social e cultural”. Efectivamente, com a exposição pretende-se criar um microcosmo da realidade exterior, um lugar onde é possível observar em conjunto toda a panóplia de cultura material típica da freguesia e da época, ou seja, como uma fotografia documental, quase sem comentário ou tentativa de interpretação, pretende-se retratar uma realidade que existiu outrora. A exposição integra um espólio de valor histórico para o Cabouco, essencialmente constituído por objetos etnográficos e um acervo documental sobre a mesma temática, constituído por 530 peças etnográficas. A peça mais antiga que existe na exposição é datada de há mais de 200 anos e trata-se da prensa que está incluída na secção da adega. Através de uma apresentação cénica e funcional, o espaço encontra-se dividido por onze secções diferentes, representando aspetos do quotidiano rural daquela freguesia. Neste sentido, a exposição deste museu mostra uma interessante coleção de peças relativas ao trabalho, usos e costumes do povo do Cabouco, organizada pelos seguintes temas: o trabalho do cabouqueiro, os acontecimentos que conduziram à obtenção dos símbolos heráldicos da freguesia, aspetos da cozinha regional, artefatos de oficinas de sapataria e carpintaria, artefatos do recheio de uma barbearia tradicional, representação da matança do porco, o trabalho do lenhador, aspetos da adega (lagar), o trabalho da lavoura, que integra diversas alfaias agrícolas, e documentação informativa reunida sobre todas as temáticas acima referidas, que remonta a 1955.

 


No dia 14 de setembro de 2013, este museu foi recolocado para um novo edifício, recuperado pela autarquia lagoense.

Este novo espaço assume, agora, um papel fulcral na preservação de traços singulares que marcaram o “modus vivendi” do povo açoriano, invocando a memória coletiva de outros tempos através de espólio de 530 peças. Estas peças que estarão em exibição constituem um registo cultural e histórico das profissões que se perderam no tempo e que foram exercidas outrora pelas gentes açorianas.


O Museu Etnográfico do Cabouco faz reviver memórias da freguesia do Cabouco, em vários espaços ao longo de dois pisos. Assim sendo, no rés-do-chão, está instalada a receção, uma biblioteca, um espaço destinado a serviços educativos e uma sala dedicada à Origem e História da freguesia do Cabouco, e, ainda, uma sala que mostra as alfaias agrícolas e instrumentos relacionados com a atividade de lavoura e matança do porco. No 1.º piso, está instalada uma Cozinha Regional Tradicional e as antigas profissões, que, em tempos idos, se exerceram não só na freguesia do Cabouco, como nas restantes ilhas dos Açores, como seja a barbearia, a sapataria, carpintaria e o ofício do lenhador. Na falsa/sótão, está instalado um arquivo, sendo que num anexo exterior ao edifício, está localizada uma seção relativa aos afazeres e utensílios das Vindimas e Adega que retrata, através de imagens e textos, a importância da vinicultura na ilha de S. Miguel.

 


Horário:
Terça a sexta feira: 10h00 - 13h30 / 14h30 - 18h00.
Sábado: 10h00 - 16h00.
Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Agosto 2017>>>
Agosto 2017
dstqqss
303112345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789

Não existem eventos

Ver mais
OPJ 2017
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados