MENU
Instale a nossa App
Abrir
 » SOLAR QUINTA DO TANQUE
SOLAR QUINTA DO TANQUE


Solar da Quinta do Tanque

Símbolo do filantropismo da família Faria e Maia

 

O imponente solar da Quinta do Tanque situa-se na freguesia do Cabouco. É propriedade privada da ilustre família Faria e Maia, durante várias gerações. Define-se por ser a imagem de marca de diversas peculiaridades da história desta pequena freguesia em constante evolução. Datado de 1583, este solar abrigou António de Lopes Faria, um dos seus primeiros moradores e também dos primeiros membros desta família a instalar-se na ilha de São Miguel. Atualmente, os membros da família Faria e Maia que asseguram o legado do solar da Quinta do Tanque são D.ª Joana Faria e Maia, Dr. Francisco Athayde Faria e Maia, D.ª Amélia Botelho Faria e Maia e D.ª Maria Luísa Faria e Maia.

Esta quinta e, por sua vez, o solar, estão ligados à história social, filantrópica e económica do povo cabouquense. Consta que foi nos armazéns desta propriedade que se realizaram as primeiras experiências com as culturas do tabaco, do chá e até do cultivo de flores. A importância do solar da Quinta do Tanque e, por conseguinte, da família Faria e Maia é por de mais evidente. Esta família teve grande importância no impulsionamento do desenvolvimento e crescimento da freguesia do Cabouco e, se quisermos, no bem-estar de alguns cabouquenses que recordam os feitos desta família, com muito carinho e respeito, com realce especial para D. Maria Luísa Faria e Maia e seus pais, Francisco e Maria Joana Faria e Maia. São, pois muitos, os que relembram o seu auxílio material e monetário e o facto de ter empregado muita gente nas suas terras. Não menos importantes foram as diversas doações desta família ao povo cabouquense, com destaque para os terrenos onde foram construídos o Bairro D. Maria Joana Machado de Faria e Maia, a escola EB/JI Dr. Francisco Machado de Faria e Maia e ainda a atual creche “O Ninho”, tão importante para a educação e formação das crianças cabouquenses e de outras freguesias; bem como também o atual apeadeiro público, outrora de muita utilidade para as mulheres do Cabouco, sendo o local onde lavavam as suas indumentárias. A nível do património religioso também muitos foram os apoios desta família no âmbito da construção e reconstrução dos altares da igreja de Nossa Senhora da Misericórdia e no apoio à realização das suas festas religiosas; na doação do terreno por D. Amélia Botelho Faria e Maia, no qual foi construído o bairro com o seu nome e também o atual edifício polivalente, que se situa na praça que designa o seu nome.

O facto é que aos longos dos anos, a família Faria e Maia se demonstrou extremamente caridosa e benemérita com as gentes cabouquenses, dando especial atenção às suas necessidades, tendo sempre o reparo de acolher e auxiliar o povo em muitas situações. Logo, como forma de agradecimento, respeito e reconhecimento à família Faria e Maia, o Cabouco não ficou indiferente e é por isso que todos os anos o giro da procissão de Nossa Senhora da Misericórdia se faz por entre os portões da Quinta do Tanque, na qual se pode apreciar outro símbolo importante da identidade cabouquense e da própria identidade da família Faria e Maia: o tapete de flores da Quinta do Tanque.

O solar da Quinta do Tanque, mais do que um edifício erigido, pode ser considerado um símbolo, um reflexo da bondade dos membros da família Faria e Maia para com o povo cabouquense. Por outras palavras, mais do que uma construção material, o solar da Quinta do Tanque é definitivamente um registo já consagrado da história da freguesia do Cabouco, que demonstra, enquanto património cultural, social e filantrópico, as mais profundas raízes identitárias do povo do Cabouco. 

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Agosto 2017>>>
Agosto 2017
dstqqss
303112345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789

Não existem eventos

Ver mais
OPJ 2017
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados