MENU
Instale a nossa App
Abrir
 » CALÇADA-MIRANTE DA CANADA DOS PADRES (QUINTA DA LARANJA)
CALÇADA-MIRANTE DA CANADA DOS PADRES (QUINTA DA LARANJA)

 

Calçada-Mirante da Canada dos Padres (Quinta da Laranja)
Freguesia: Rosário
Tipo: Século XIX
Classificação: Imóvel de Interesse Municipal (Resolução n.º 23/2002, de 10 de Janeiro, publicado no Jornal Oficial, I Série, n.º 2)

 

A Calçada-mirante assume-se como uma construção especializada que antigamente permitia a rápida e eficaz circulação de transportes pesados no interior das quintas de laranja. É por isso uma construção com significado cultural, tecno-agrário, arquitetónico e histórico, visto ser uma construção caraterística de apoio ao sistema técnico de produção de laranja para exportação no século XIX, associando, de forma singular, a especialização técnica (calçada), à função lúdica em espaço rural (miradouro), de acordo com as caraterísticas ideológicas e sociais da época. Neste momento, esta construção emblemática é propriedade de Jorge Manuel Gago da Câmara Riley da Mota Faria e é considerado Imóvel de Interesse Municipal.

No séc. XIX, a paisagem de São Miguel, assim como a da ilha Terceira, foi profundamente transformada pelo sistema produtivo de laranja, exportada em larga escala para Inglaterra. Essa paisagem caraterizava-se por quinta e quartéis, protegidas por altos muros de pedra seca e assinaladas por torreões e mirantes, bem como por habitações urbanas de arquitetura neoclássica, com torres e varandas de sacada, por parques, jardins, estufas e por abastadas casas de quinta. As monumentais calçadas de pedra seca, construções especializadas que permitiam a rápida e eficaz circulação de pesados transportes no interior das quintas de laranja eram instrumentos indispensáveis ao adequado funcionamento do sistema produtivo.

A Calçada-Mirante da Canada dos Padres, pelas suas caraterísticas morfológicas singulares, pelo seu bom estado de conservação e por se situar numa área de expansão urbana, é um importante elemento explicativo de um sistema técnico de produção agrária dominante no século XIX, tratando-se de um importante monumento representativo da história da atividade laboral no arquipélago açoriano. A Calçada-Mirante tem significado cultural, tecnoagrário, arquitetónico e histórico, visto ser um instrumento característico do sistema técnico de produção de laranja para exportações no séc. XIX, associado, de forma singular, à especialização técnica (calçada) e à função lúdica em espaço rural (miradouro), de acordo com as caraterísticas ideosociais da época.

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Junho 2017>>>
Junho 2017
dstqqss
28293031123
45678910
11121314151617
18192021222324
2526272829301
2345678

Ver mais
OPJ 2017
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados