MENU
Instale a nossa App
 » CALÇADA-MIRANTE DA CANADA DOS PADRES (QUINTA DA LARANJA)
CALÇADA-MIRANTE DA CANADA DOS PADRES (QUINTA DA LARANJA)

 

Calçada-Mirante da Canada dos Padres (Quinta da Laranja)
Freguesia: Rosário
Tipo: Século XIX
Classificação: Imóvel de Interesse Municipal (Resolução n.º 23/2002, de 10 de Janeiro, publicado no Jornal Oficial, I Série, n.º 2)

 

A Calçada-mirante assume-se como uma construção especializada que antigamente permitia a rápida e eficaz circulação de transportes pesados no interior das quintas de laranja. É por isso uma construção com significado cultural, tecno-agrário, arquitetónico e histórico, visto ser uma construção caraterística de apoio ao sistema técnico de produção de laranja para exportação no século XIX, associando, de forma singular, a especialização técnica (calçada), à função lúdica em espaço rural (miradouro), de acordo com as caraterísticas ideológicas e sociais da época. Neste momento, esta construção emblemática é propriedade de Jorge Manuel Gago da Câmara Riley da Mota Faria e é considerado Imóvel de Interesse Municipal.

No séc. XIX, a paisagem de São Miguel, assim como a da ilha Terceira, foi profundamente transformada pelo sistema produtivo de laranja, exportada em larga escala para Inglaterra. Essa paisagem caraterizava-se por quinta e quartéis, protegidas por altos muros de pedra seca e assinaladas por torreões e mirantes, bem como por habitações urbanas de arquitetura neoclássica, com torres e varandas de sacada, por parques, jardins, estufas e por abastadas casas de quinta. As monumentais calçadas de pedra seca, construções especializadas que permitiam a rápida e eficaz circulação de pesados transportes no interior das quintas de laranja eram instrumentos indispensáveis ao adequado funcionamento do sistema produtivo.

A Calçada-Mirante da Canada dos Padres, pelas suas caraterísticas morfológicas singulares, pelo seu bom estado de conservação e por se situar numa área de expansão urbana, é um importante elemento explicativo de um sistema técnico de produção agrária dominante no século XIX, tratando-se de um importante monumento representativo da história da atividade laboral no arquipélago açoriano. A Calçada-Mirante tem significado cultural, tecnoagrário, arquitetónico e histórico, visto ser um instrumento característico do sistema técnico de produção de laranja para exportações no séc. XIX, associado, de forma singular, à especialização técnica (calçada) e à função lúdica em espaço rural (miradouro), de acordo com as caraterísticas ideosociais da época.

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Outubro 2017>>>
Outubro 2017
dstqqss
24252627282930
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234

Não existem eventos

Ver mais
OPJ 2017
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados