MENU
Abrir
Instale a nossa App
 » CLUBE OPERÁRIO DESPORTIVO
CLUBE OPERÁRIO DESPORTIVO

Abrir Website
O Clube Operário Desportivo foi fundado a 2 de Janeiro de 1948, por João do Rego Lopes, na altura capataz da Fábrica do Álcool da Lagoa.

O bom relacionamento existente entre o capataz Mestre João do Rego e o Director da Fábrica Engenheiro Pereira e Cunha levou a que a administração autorizasse a criação de uma equipa de futebol sénior no seio da fábrica do álcool, que viria a chamar-se Operário. Esta, composta apenas por trabalhadores da Fábrica que picavam ferrugem, passou a ser conhecida pelo nome de Pica-Ferrugem. O primeiro treinador desta equipa foi António Serrão.

Entretanto, com o encerramento dos dois Clubes existentes no Concelho de Lagoa, “Os Leões” e “Os Vermelhos”, alguns dos jogadores destes Clubes ingressaram no Operário, uma vez que também eram trabalhadores da Fábrica.

No início, o Clube estava integrado dentro da própria Fábrica do Álcool, inclusive a sua sede social, que, posteriormente, foi transferida para uma pequena casa situada na Rua da Fábrica. Mais tarde, esta casa foi adquirida pelo Clube, onde, actualmente, está implantada a nova sede social.

No ano de 1994, a Direcção, presidida por José Eduardo Martins Mota, decidiu dar um passo importante na vida do Clube, apresentando um projecto arrojado para a construção da nova sede social que, prontamente, mereceu o apoio de todos os sócios, simpatizantes e entidades públicas e privadas do Concelho. Este projecto, iniciado em 1995 e somente concluído em 2005, teve de ser efectuado em duas fases, dada a sua dimensão. O Clube ficou dotado de excelentes instalações, que em muito vieram engrandecer e valorizar o seu património.

No aspecto desportivo, o Clube ganhou a sua primeira competição oficial na época de 1968/69, com a conquista do Campeonato Distrital da I Divisão, assim como a Taça de São Miguel, sendo na época seguinte Campeão Açoriano. É ainda de destacar a prestação da equipa de séniores na época de 1990/91, onde ganhou todas as provas na ilha de São Miguel e também o Campeonato dos Açores, tendo por isto ingressado, na época seguinte, no Campeonato Nacional da III Divisão.

Desde a época de 1991/92, o Clube tem participado nos Campeonatos Nacionais de II e III Divisão, tendo obtido a sua melhor classificação de sempre na época de 2005/06, ficando em 4.º lugar do Campeonato Nacional da II Divisão.

 No enquadramento humano, devemos realçar o contributo dado ao Clube por diversos treinadores como João Gualberto, Jorge Amaral, Armando Fontes, Vítor Simas, Mariano, António Barata, Jaime Graça, José Luís, António Jesus, Filipe Moreira, Portela, Francisco Agatão, entre outros. É também importante salientar os nomes de alguns jogadores de São Miguel que contribuíram para a história e engrandecimento do Clube, como por exemplo, Jacinto Machado, Nazaré, Raul de Brum, João Moleiro, Guilherme Fragoso, Eduíno, Adriano Russo, António Amaral, José Machado, Eleutério, Isaías, Diogo, Luís Tavares, Adriano Teodoro, Simões, José Vital, Bernardinho Cordeiro, João Correia, Viola, Norberto Machado, Eugénio, Capacheira, Laranja, Brinco, Ganeira, Mariano, Tavares, Jorge e Pauleta (antigo jogador da Selecção Nacional Portuguesa).


Órgãos Sociais

Assembleia Geral
Presidente - Fernando Jorge Ventura Moniz
1.º Secretário - Dr. Ricardo Martins Mota
2.º Secretário - Manuel Eduardo dos Santos Avelar
1.º Vogal - Norberto Carlos Ponte
2.º Vogal - Messias Emanuel Sousa Teves


Direcção
Presidente - Gilberto Gouveia Branquinho
Vice-presidente - Jorge Manuel Cândido Tavares
Vice-presidente - José Francisco da Ponte Branquinho
Secretário-geral - Gilberto Moniz de Melo
Secretário-adjunto - André Branquinho
Secrtário-adjunto - Jorge Manuel Martins Medeiros
Secretário-adjunto - Francisco Ferreira Magalhães
Tesoureiro - Albano Raposo Pavão
Vogal - Gilberto de Sousa Borges Vogal: Paulo Alexandre Sousa Tavares
Vogal - João Manuel Soares Ponte
Vogal - Pedro Livário Freitas
Vogal- Eduardo Félix Couto
Vogal - Manuel Carolo
Vogal - Filomena do Rosário Ventura Gouveia
Vogal - Cidália Maria Ventura Medeiros Pavão


Conselho Fiscal
Presidente - José Duarte da Ponte Andrade
1.º Secretário - Evaristo Moniz Teixeira
2.º Secretário - Carlos Alberto de Oliveira
1.º Vogal - João António Medeiros Frazão
2.º Vogal - António Maia

Contactos
Clube Operário Desportivo
Rua da Fábrica, 110
9560-062 Lagoa (N. Sra. do Rosário)
Telefone: 296 705 618
Fax: 296 916 170 
e-mail:
codesportivo@gmail.com
Webpage: http://www.clubeoperario.com

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Novembro 2019>>>
Novembro 2019
dstqqss
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados