MENU
Abrir
Instale a nossa App
 » Sociedade Filarmónica Lira do Rosário
Sociedade Filarmónica Lira do Rosário

 

A Sociedade Filarmónica “Lira do Rosário” foi fundada a 20 de abril de 1920, pelo Padre João Furtado Pacheco, coadjuvado por Luís Soares de Macedo.

A sua primeira actuação foi em julho do mesmo ano, nas Festas do Sagrado Coração de Jesus, sendo, na altura, composta por vinte e cinco elementos. O seu primeiro regente foi António Jacinto da Câmara e Silva. Mais tarde e durante 45 anos, foi regente da Filarmónica António Moniz Barreto, compositor e artista de fina sensibilidade. A sua profissão de caiador e o seu prestígio musical e cultural trouxeram à organização da Filarmónica o nome popular de “Banda do Caiado”. O actual regente desta Sociedade é Humberto Manuel Subica.

Em abril de 1941, foram elaborados os Estatutos da Sociedade, tendo sido aprovados em junho do mesmo ano, pelo Governador Civil de então. Eram membros da Direção e Proponentes dos Estatutos, Guilherme Fragoso de Sousa, António Velho Tavares Canário, Luís Soares de Macedo, José Augusto Soares, Clemente Fragoso de Sousa, João Pedro e Borges e João Gualberto Borges Arruda.

Ao longo destes anos, a Sociedade Filarmónica tem contribuído para a formação musical de centenas de jovens. A sua escola de música funciona todos os anos de novembro a fins de maio, mas continuando ininterruptamente na formação e melhoramento a nível musical dos seus músicos.

Esta banda já se deslocou por várias vezes à ilha de Santa Maria, Pico, Faial e Terceira e aos Estados Unidos da América e Canadá, ao seio das comunidades açorianas aí radicadas e também a Portugal Continental. Numa das suas deslocações, mais precisamente ao Canadá, a Filarmónica gravou um CD intitulado “Ao Encontro da Diáspora”, por forma a agraciar toda a comunidade açoriana.

A Filarmónica já participou em vários eventos de natureza cultural, encontros de bandas, festivais, intercâmbios e concertos em várias localidades e festas tradicionais por toda a ilha de São Miguel. De salientar, em 2004, o intercâmbio de bandas efectuado com a nossa conterrânea Banda do Circulo de Cultura Musical Bombarralense.

A Sociedade Filarmónica “Lira do Rosário” tem sede própria, construída de raiz, situada em lugar nobre da freguesia do Rosário. Quando se desenvolveu o projeto desta sede, teve-se em consideração a preocupação de ir ao encontro de algumas das carências que se faziam sentir na freguesia, nomeadamente um Centro de Apoio Comunitário à Terceira Idade, que, se encontra a funcionar sob a gestão do Centro Sócio-Cultural de São Pedro, e um Centro de Catequese, que foi entregue à Paróquia da respectiva valência.

A 20 de maio de 1999, a “Lira do Rosário” foi declarada Instituição de Utilidade Pública, por despacho do Presidente do Governo Regional.

Esta Sociedade participou na recepção ao Presidente da Republica, Jorge Sampaio, a quando da sua visita oficial ao concelho da Lagoa, no dia 23 de julho de 1999.

 

Órgãos Sociais

Direção

Presidente: Paulo Cordeiro

Vice-Presidente: José Castelo

1.º Secretário: Manuel Borges

2.º Secretário: Rui Tavares

Tesoureiro: Inês Ferreira

Vogal: Ricardo Rodrigues

Vogal: António Couto

Vogal: Nuno Tavares

Vogal: David Sousa

Vogal: Eduardo Pereira

 

Assembleia Geral

Presidente: Humberto Manuel Súbica

1.º Secretário(a): Cristina Couto

2.º Secretário(a): Hernâni Santos

 

Conselho Fiscal

Ana Coelho

Regina Tavares

António Amaral

Maria Ferreira

Isabel Pereira

 

Contactos:

Sociedade Filarmónica “Lira do Rosário”

Rua Agente Técnico Mota Amaral,1

9560-048 Lagoa (N. Sra. do Rosário)

Telemóvel: 915 230 180 (Sr. Paulo Coelho)

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Dezembro 2019>>>
Dezembro 2019
dstqqss
24252627282930
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados