MENU
Abrir
Instale a nossa App
 » Centro Social e Cultural do Cabouco
Centro Social e Cultural do Cabouco

Construído no terreno oferecido pela benemérita D. Amélia Faria e Maia, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, o Centro Social e Cultural do Cabouco foi inaugurado a 11 de Abril de 1999, abrindo o seu funcionamento ao público apenas em Maio do decorrente ano. 

A concretização deste projecto foi a realização de uma antiga aspiração da comunidade cabouquense.

Ao longo de sete anos de existência, o Centro Social e Cultural do Cabouco foi dirigido por vários elementos, que pugnaram sempre em prol do seu crescimento e melhoramento. A Direcção deste Centro já teve como presidente o Padre Cláudio Medeiros Franco, Leonor Botelho Moniz, João Pedro Furtado Oliveira, João António Ferreira Ponte. Actualmente, a direcção é constituída por Anabela Calisto, Maura Pacheco, João Rebelo e o César Aguiar.

 
O Centro Social e Cultural do Cabouco é uma Instituição Particular de Solidariedade Social que tem sido um dos principais pólos dinamizadores da freguesia do Cabouco. Esta instituição funciona como uma estrutura polivalente que, para além das instalações reservadas ao funcionamento da Casa de Povo local e aos serviços de Segurança Social, possui também um Clube de Informática, um Centro de Dia para Idosos, um Centro de Convívio para Senhoras, um Clube de Leitura, um Atelier de Artesanato destinado, essencialmente, a crianças e uma Ludoteca, situada em Água de Pau. Todas estas valências têm vários objectivos, entre eles promover um maior desenvolvimento à própria freguesia; aumentar as relações interpessoais entre o “eu” e o “outro”; promover acções educacionais e pedagógicas, que pugnam pela formação do ser humano e contribuem para reduzir o insucesso escolar; promover a inserção sócio-familiar das crianças e dos jovens, bem como prevenir comportamentos de risco e defender os direitos das crianças, garantindo uma vivência em cidadania.

Neste contexto, o Clube de Informática, financiado pela Direcção Regional da Ciência e Tecnologia, tem como principal objectivo promover o acesso às novas tecnologias e às novas formas de comunicação, nomeadamente a Internet, que permite uma comunicação a nível global. Para além disso, promove o acesso a cursos de iniciação de informática para aqueles que não têm conhecimentos básicos sobre computadores. O seu horário de funcionamento é das 14h às 17.

O Centro de Dia de Idosos destina-se, essencialmente, a fomentar o convívio entre os mais velhos. Para além de almoçarem, eles desempenham alguns trabalhos artesanais e jogos diversos. Este Centro também proporciona passeios a alguns pontos turísticos de São Miguel e fora da ilha, bem como comemorações de aniversários e datas importantes.

No Centro de Convívio para Senhoras realizam-se vários trabalhos manuais, passeios, acções de formação e sensibilização, intercâmbios entre os vários centros, comemoração de aniversários, participação em festas, isto de modo a proporcionar bons momentos entre as senhoras, fomentando as relações interpessoais.

O Atelier de Artesanato é um espaço que promove a aprendizagem de trabalhos artesanais, nomeadamente a técnica de estanho e a pintura em gesso, ocupando assim os tempos livres das crianças.

O Clube de Leitura tem o seguinte horário de funcionamento: durante o verão, das 8h30 às 18h; durante o inverno, após a saído da escola até as 18h. Este Clube acolhe crianças entre os seis e os doze anos, quando estas não têm escola e após horário escolar. Aqui as crianças têm oportunidade de ter apoio pedagógico nos trabalhos de casa, de realizar trabalhos manuais, jogos de construção diversos, trabalhos alusivos às épocas festivas a aos dias mundiais que se celebram anualmente, bem como, visitas de estudo. Estas actividades constituem importantes meios de educação que fomentam não só o enriquecimento das relações interpessoais, bem como a formação e o crescimento a todos os níveis de cada criança, que constituem o futuro da nossa sociedade.

A Ludoteca de Água de Pau é também um espaço que impulsiona a formação e o desenvolvimento das crianças. Neste espaço, realizam-se muitas actividades, tais como, realização de festas alusivas a determinadas épocas festivas, jogos de construção diversos, visualização de filmes e desenhos animados e, também, encontra-se disponível o acesso à informática. Para além destas actividades, presta-se apoio pedagógico na realização dos trabalhos de casa. 

Recentemente o Centro Social e Cultural do Cabouco possui uma Sala de Peixinhos (ATL) com o mesmo horário de funcionamento do Clube de Leitura.

Por último, o Centro Social e Cultural do Cabouco possui uma outra valência: Animação de Rua, que tem como principal objectivo ocupar os tempos livres não só de crianças, mas também de jovens. Para isso, os animadores de rua promovem uma série de actividades, nomeadamente a realização de jogos diversos, organização e participação em torneios, formação de grupos de dança rítmica, breakdance e ginástica. Esta valência funciona de segunda a sábado e tem uma grande afluência de crianças e jovens.


Contactos
Centro Social e Cultural do Cabouco
Edifício Polivalente, Bairro D.ª Amélia
9560–032 Cabouco
Lagoa (São Miguel)
Telefone/Fax: 296 929 220
e-mail: geral@csccabouco.com
www.csccabouco.com

 

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Dezembro 2019>>>
Dezembro 2019
dstqqss
24252627282930
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados