MENU
Abrir
Instale a nossa App
 » Associação Cultural Grupo Jovem Pauense
Associação Cultural Grupo Jovem Pauense

A Associação Cultural Grupo Jovem Pauense foi fundada em Agosto de 1987, tendo como principal objectivo a preservação e a divulgação das tradições culturais da Vila de Água de Pau.

 

 

 

 

Esta Associação tem realizado diversas actividades, com destaque para os intercâmbios culturais e para o teatro, mas são sobejamente conhecidos pelo seu Rancho Folclórico, que assume a responsabilidade de dar a conhecer o folclore pauense. A estreia do Grupo Folclórico aconteceu em Agosto de 1997, aquando do 10º aniversário da Associação.

 

 

 

 

Atendendo à riqueza do folclore açoriano e à forte riqueza cultural que caracteriza o povo de Água de Pau – um dos mais antigos e importantes burgos históricos de todo o Arquipélago Açoriano – este Rancho desenvolveu desde o início da sua actividade um trabalho de recolha minuciosa e continua dos trajes, das danças e dos cantares do seu povo, recolha esta baseada em peças de vestuário expostas no Museu Carlos Machado e em peças de vestuário, que algumas pessoas guardam dos seus antepassados.

 

 

 

 

Para além de diversas actuações <personname w:st="on" productid="em todos os Concelhos">em todos os Concelhos da Ilha de São Miguel, este grupo já actuou junto das comunidades açorianas radicadas no estrangeiro e também em Portugal Continental.

 

 

 

 

No que diz respeito à vertente associativa do Grupo, é de realçar a realização de intercâmbios culturais, participação em conferências, colóquios, congressos, seminários, acções de formação em diversas áreas, festivais de juventude, actividades lúdicas/desportivas, entre outras, o que têm permitido aos seus elementos a aquisição e o desenvolvimento de aptidões sociais, culturais e pessoais.

 

 

 

 

Atualmente, o Rancho Folclórico Jovem Pauense é constituído por cerca de vinte e cinco elementos. Os ensaios deste Grupo Folclórico realizam-se nas terças-feiras às 21h.

 

 

 

 

De acordo com o Presidente da Junta de Freguesia de Água de Pau, <personname w:st="on" productid="Roberto Sousa">Roberto Sousa , este Grupo “dignifica e divulga a Vila e o Concelho na representação dos valores culturais e tradicionais. Demonstra um notável espírito de iniciativa e uma surpreendente criatividade. Trata-se de uma associação à qual muito Água de Pau deve, afirmando-se, sem dúvida, como um grande embaixador na promoção da história e da cultura do nosso povo. A forma exemplar e honrosa, com que representa a nossa Terra, é motivo de satisfação e orgulho.”

 

 

 

 

 

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Dezembro 2019>>>
Dezembro 2019
dstqqss
24252627282930
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados