MENU
Abrir
Instale a nossa App
 » CLUBE PATINAGEM DE SANTA CRUZ
CLUBE PATINAGEM DE SANTA CRUZ

 

No dia 12 de Julho de 1993, catorze crianças curiosas apareceram no Polidesportivo de Santa Cruz para deslizarem sobre rodas, incentivados pelo Padre José Francisco Pires.

O clube foi evoluindo com o objetivo de ensinar a prática desportiva da Patinagem. E, de vez em quando, através de exibições em Festivais de Patinagem, os praticantes tinham a possibilidade de mostrar aquilo que conseguiam executar. Desde a sua criação, o Clube contou com Susana e Geraldo Andrade como monitores.

Em Setembro de 1994, com o apoio dos pais dos atletas, da Junta de Freguesia de Santa Cruz e do Padre José Francisco Pires, houve a possibilidade de filiar o Clube na Associação de Patinagem de Ponta Delgada. Nesta altura, foi criada a modalidade Hóquei em Patins nos escalões de Iniciados e Juvenis, enquanto a modalidade de Patinagem Artística foi continuando a ser desenvolvida, treinando uma vez por semana “à espera” de um convite para uma exibição. Assim continuou até ao ano de 1997.

De 1993 a 1997, o Clube organizou e participou em Festivais de Patinagem, tais como, Festival de Primavera, Festival de Verão e Festival de Santo António, nos quais atuou com diversos tipos de coreografias, nomeadamente “A Conquista do Paraíso”, “A Vida dos Ciganos” e “Riverdance”.

Em 1998, o Clube organizou um passeio com um total de cento e trinta e três pessoas à Ilha de Santa Maria, onde realizou um espetáculo de Patinagem Artística e uma exibição de Hóquei em Patins.

O Clube de Patinagem de Santa Cruz “vive” das quotas trimestrais dos seus atletas, que contribuem com 4.99 euros, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa e também com o apoio da Direção Regional de Educação Física e Desporto.

Com o crescimento do Clube, surgiu a necessidade de adquirir uma carrinha de nove lugares, com a finalidade de satisfazer as necessidades de deslocação dos atletas às provas de Hóquei em Patins e Patinagem Artística.

Atualmente, o Clube conta com dezoito praticantes de Hóquei em Patins, divididos por dois escalões etários – Infantis e Juvenis. Desde a época 1999/ 2000 muitos destes atletas foram convocados para participarem na seleção da ilha de São Miguel e Regional. O Clube treina, semanalmente, oito horas no Polidesportivo de Santa Cruz e conta com o apoio imprescindível do Dirigente Paulo Bento e dos treinadores Humberto Freitas e Geraldo Andrade.

Acrescentamos, ainda, que a equipa dos Infantis tem ficado sempre no pódio dos diversos Torneios e Campeonatos em que participa, por diversas épocas. Em 2004, foram vencedores da Taça de Disciplina no Torneio de Páscoa 2004.

Em 1997, a Associação de Patinagem de Ponta Delgada realizou o I Torneio de Patinagem Artística de São Miguel. Desde então houve uma evolução na modalidade.

Os Atletas de Patinagem Artística do Clube de Patinagem de Santa Cruz têm um número de horas de treino diferentes. Assim, os Atletas de Competição treinam, semanalmente, sete horas e meia, enquanto os Atletas de Pré-Competição treinam apenas cinco horas. Desde 2001 que estes treinos decorrem no Pavilhão da Escola Integrada da Lagoa.

Muitos já foram os atletas que representaram não só o nosso Clube, como também os Açores nos Campeonatos Nacionais de Patinagem Artística em todos os escalões etários, destacando-se o Patinador Idalécio Pacheco que, na época 1999/2000, consagrou-se Campeão Nacional de Patinagem Artística, no escalão Júnior (1.º Patinador Açoriano a ser Campeão Nacional) e o Par Artístico, Dulce Sousa e José Raimundo, foi duas vezes consecutivas Vice Campeões Nacionais em 1998/1999 e 1999/2000. O Patinador Telmo Ferreira consagrou a medalha do 3.º lugar, no Campeonato Nacional, no escalão Juvenil, em 2003.

Desde a época de 1999/2000, o Clube de Patinagem de Santa Cruz tem conquistado a Taça do melhor Clube nos Campeonatos Regionais e em diversos Torneios que participa.

Em Fevereiro de 2002, o Clube deu um grande passo na sua história porque participou pela 1.ª vez na VI Taça de Portugal de Patinagem Artística. É de referir que foi o primeiro Clube dos Açores a participar na Taça de Portugal, classificando-se na 18.ª posição de um total de 28 clubes. Desde então, o Clube tem participado em cinco Taças consecutivas, conquistando em 2006 a 3.ª Posição, medalha de Bronze, de um total de 18 Clubes oriundos dos diversos pontos do país. Este é, sem dúvida, o ponto que marca toda a vivência do Clube até à presente data.

Da equipa fizeram parte os seguintes Atletas:

  • Ana Vitória Soares (Iniciado)
  • Cátia Borges (Cadete)
  • Elisabete Arraial (Júnior)
  • Telmo Ferreira (Júnior)
  • Idalécio Pacheco (Sénior)
  • Geraldo Andrade (Treinador)

Em Dezembro de 2002, o Clube organiza pela primeira vez um estágio técnico com um casal de treinadores, nomeadamente a Dr.ª Dora Cunha e Dr. Pedro Craveiro, que se deslocaram da cidade do Porto, e que têm realizado um excelente trabalho a nível Nacional e Internacional. Estiveram a trabalhar com quarenta e oito dos nossos atletas durante cinco dias, transmitindo aos mesmos muita sabedoria, confiança e incentivo para o presente e um futuro.

Em Novembro de 2003, o Clube participou no Torneio Cidade de Ponta Delgada, com duas equipas, ficando na 2.ª e na 4.ª posição, de um total de oito equipas, em que três eram convidadas e oriundas do Continente português. Desde o ano de 2004, o Clube tem participado no citado Troféu, o qual desde 2004, 2005, e 2006 é vencedor do mesmo.

O trabalho não ficou por aqui, pois um dos outros objetivos do Clube é promover a modalidade. Em Junho de 2000, participou pela primeira vez nas marchas de Santo António, ou seja, realizou uma marcha com oito pares sobre rodas, titulado “Santo António visitou a terra dos Gnomos”. Em Junho de 2003, “Os Pãezinhos de Santo António”, em 2004 “O Euro”, em 2005 “Mickey e Minie” e em 2006 “Vindos do Ultramar”.

O Clube recebe muitos convites de outras instituições locais para realização de Festivais, intensificando-se na época do Verão, sempre com o objetivo de promover e angariar fundos para investir nos atletas, tanto a nível de competição como de formação, para que um dia possam chegar ao nível mais alto da Patinagem Artística, nomeadamente participar em provas Internacionais.

Detentor de um vasto e invejável curriculum, o Clube de Patinagem de Santa Cruz, fez por merecer os títulos que alcançou na época desportiva de 2012.

Vários são os atletas deste Clube que se têm esforçado ao máximo para alcançar lugares no pódio nas mais diversas taças disputadas, não só na ilha, mas também, a nível regional, nacional e até internacional.

Apesar de o Clube desenvolver uma intensa atividade não descura a sua participação em vários eventos promovidos por diversas entidades locais, nomeadamente, «Marchas de Santo António» e «Corso de Carnaval». Promovem também os seus próprios eventos dos quais destacam-se: o «Festival de Patinagem Artística de Santo António» e a «Gala de Natal - Festival de Coreografias de Grupo em Patinagem Artística».

Em Maio ganharam o «Campeonato Regional de Patinagem Artística 2012», obtendo a participação direta na «Taça de Portugal» e nos Campeonatos Nacionais.

Em Maio, Junho e Julho, participaram em todas as provas de apuramento para os Campeonatos Nacionais com todos os escalões etários, destacando-se no Campeonato Nacional, os seguintes atletas: Cátia Rebelo, 6.º Lugar, Lia Raposo 8.º lugar, Tatiana Lopes 14.º Lugar, Mariana Botelho 15.º, escalão cadete, Luis Lopes 5.º Lugar escalão Iniciado; António Lopes 5.º Lugar, escalão Infantil; Cátia Borges, 6.º Lugar, Telmo Ferreira 2.º Lugar, escalão Sénior. Por equipas: 1.º Lugar no Campeonato Nacional de Seniores.

O Clube também participou na «Taça de Portugal 2011», alcançando o 3.º Lugar do pódio, cujas classificações individuais foram as seguintes: Cátia Rebelo 1.º, Lia Raposo 3.º, Tatiana Lopes 6.º, Telmo Ferreira, 2.º e Cátia Borges 4.º Lugar.

De um total de doze atletas, nove integraram a Seleção de São Miguel para participar no «Torneio Inter Associações de Patinagem Artística», que se realizou nos dias 13 e 14 de Novembro de 2011, na cidade do Porto, conquistando para São Miguel o título de 3.ª melhor Associação do País, em Patinagem Artística. Os atletas que constaram da comitiva foram os seguintes: Iniciados: Cátia Rebelo, 2.º Lugar; Mariana Botelho 7.º Lugar. Cadetes: Lia Raposo 5.º Lugar. Juvenis: Ana Soares 1.º Lugar e Ana Senra, 11.º Lugar. Juniores: Cátia Borges, 6.º Lugar; Seniores: Telmo Ferreira, 1.º Lugar; Elisabete Arraial, 5.º Lugar e Idalécio Pacheco, 8.º Lugar. O excelente trabalho desenvolvido pelos atletas do Clube tem sido recompensado, e neste ano, Cátia Rebelo foi considerada Atleta Revelação.

A atleta Cátia Rebelo é chamada a integrar a Seleção Nacional no qual conquistou o 4.º Lugar no Nacional de Iniciados. Participou na Taça da Europa de 1 a 6 de Novembro em Bordéus – França, alcançando para Portugal, a 6.ª posição. Venceram o Campeonato Regional e o Campeonato de São Miguel em 2012.

Geraldo Andrade, treinador e dirigente do Clube, tem sido uma peça do puzzle fundamental para a consistência e dinamização da prática deste desporto, desenvolvendo um trabalho meritório e digno de registo, tendo sido considerado Treinador do Ano, pelos Clubes que impulsionam a modalidade na Região.

Como forma de homenagear os atletas, treinadores e dirigentes deste prestigiado Clube de Patinagem, a Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, a Assembleia Municipal de Lagoa e a Assembleia de Freguesia de Santa Cruz, propuseram um Voto de Congratulação pela proeza da conquista do Campeonato Nacional de Patinagem Artística e da Taça da Europa.

Ainda em 2012, o Clube participou na Taça Nacional de Patinagem Artística no escalão de Benjamins (8 / 9 anos) com uma atleta: Cecília Medeiros que conquistou o 12.º Lugar de um total de 28 atletas. Por equipas o Clube alcançou o 10.º Lugar de um total de 23 clubes. Outro marco para o clube em 2012, foi a sua participação contínua na Taça da Europa de Patinagem Artística que decorreu de 23 a 27 de Outubro em Paredes – Porto, no qual a Patinadora Cátia Rebelo, representando Portugal no escalão cadete alcançou a 13.ª posição de um total de 17 patinadores de 9 países.

Em 2013, muitos foram os títulos conquistados por equipas e atletas ao longo do ano, destacam-se os seguintes:

Clube campeão no campeonato regional de patinagem artística, lugares do pódio em torneio particulares como, por exemplo: Taça Anima e Açores Challenge. O Clube foi também campeão no Campeonato Nacional de Patinagem Artística Cadetes em 20 13,que decorreu de 22 a 23 de Junho, organizado pela FPP, que teve lugar na cidade de Entroncamento. Os atletas que participaram foram: Cátia Rebelo - campeã regional, Tatiana Lopes – vice- campeã regional, Alexandra Albano - 3.º regional, Mariana Botelho – 4.ª regional, Daniel Moniz - campeão regional e Luís Lopes - 3.º regional.

O Clube Patinagem Santa Cruz foi merecedor do 1.º lugar por equipas, tendo-se destacado Cátia Rebelo 2.º lugar (Vice- Campeã Nacional – medalha de prata) de um total de 25 patinadoras e Luís Lopes 3.º lugar (medalha de bronze) de um total de 11 patinadores.

Cátia Rebelo, patinadora de 14 anos de idade é chamada a integrar a seleção nacional para participar no campeonato da Europa, que se realizou em Florença – Itália, de 2 a 8 de Setembro de 2013. A patinadora alcançou o 10.º lugar de um total de 19 patinadoras de nove países.

Precisamente a nove de Setembro, o Clube Patinagem de Santa Cruz sobe ao palco do Teatro Micaelense para receber 4 prémios na Gala do Desporto Açoriano.

Em Novembro 2013, o Clube vence a I edição na Taça Açores e participa na Taça Portugal onde de um total de 14 clubes foi merecedor do 3.º lugar (medalha de bronze). Os seis atletas que fizeram parte da equipa, foram: António Lopes 4.º lugar (iniciado), Cátia Rebelo 3.º lugar e Mariana Botelho 6.º lugar (cadetes), Lia Raposo 2.º lugar (juvenil), Cátia Borges 10.º lugar e Telmo Ferreira 4.º lugar (seniores).

Nos dias 14 e 15 dezembro de 2013, foram oito atletas de um total de 10 que integraram a seleção Açores a participar no Inter Associações Patinagem Artística que teve lugar em Grândola – Alentejo. Os atletas que participaram foram: Priscila Oliveira (Infantil), António Lopes e Valéria Pereira (iniciado), Cátia Rebelo e Mariana Botelho (cadete), Lia Raposo (juvenil), Cátia Borges e Telmo Ferreira (sénior). O treinador deste clube, Geraldo Andrade, foi o treinador desta seleção regional.

Atualmente, o Clube conta com muitos atletas federados pelos diversos escalões:

Atletas Patinagem Artística (Federados em janeiro de 2014)

Iniciação: Sofia Pimentel, Mafalda Vaz, Beatriz Costa, Ana Tavares, Isabel Bernardo, Beatriz Santos e Nuno Medeiros.

Benjamins: Inês Vieira, Daniela Cabral, Lucas Lopes, Leonor Martins, Érica Arruda, Beatriz Costa, Andreia de Jesus, Carolina Sousa e Francisco.

Infantil: Carolina Pimentel, Inês Silva, Salima Moniz, Maria Alexandra Santos, Maria Alice Azevedo, Cecília Medeiros, Catarina Teixeira, Vitória Henriqueto, Ana Sofia Bernardo, Amélia Ferrás e Francisco Silva.

Iniciado: Érica Tavares, Inês Martins, Inês Cimbron, Carolina Figueiredo, Beatriz Carreiro, Iara Rebelo, Priscila Oliveira, Mariana Bulhões, Vanessa Silva, Mafalda Faria, Inês Botelho, António Lopes e Inês Sousa.

Cadete: Maria Antónia Sousa, Carolina Sousa, Mariana Sousa, Sofia Cimbron, Joana Raposo, Valéria Pereira, Alice Silva, Alexandra Miranda, Daniel Moniz e Luís Lopes.

Juvenil: Cátia Rebelo, Tatiana Lopes, Mariana Botelho, Alexandra Albano, Beatriz Rego, Letícia Carreiro, Lia Raposo, Mafalda Medeiros.

Júnior: Ana Rita Senra, Sérgio Tavares e Marco Ferreira.

Sénior: Cátia Borges, Sofia Medeiros e Telmo Ferreira.

Para além da Patinagem Artística, o Hóquei é outra das modalidades do Clube e um atleta desta modalidade integrou a Seleção de São Miguel no escalão Iniciado, Rafael Falcão. Em Abril, o mesmo atleta, integrou a Seleção Regional para participar no «Inter Regiões de Hóquei em Patins», no escalão de Iniciados. Regista-se o apoio que os atletas têm contado do monitor Michael Tavares e do seccionista Sérgio Rebelo.

O Clube é constituído pelos seguintes órgãos sociais:

Assembleia-Geral
Presidente: Susana Maria Almeida Andrade Rua
1.º Secretário: Maria Dulce Andrade Sousa Picanço
2.º Secretário: João Alberto Borges Tavares
 
Direção
Presidente: António Augusto da Ponte Borges
Vice-presidente: Gilberto de Sousa Borges
Vice-presidente: Geraldo Almeida Andrade
1.ª Secretário: Maria João Pereira Borges
Tesoureiro: Carlos Alberto Arruda Oliveira
1.º Vogal: João Manuel Pimentel Borges
2.º Vogal: José Francisco Raleza
3.º Vogal: Carlos Alberto Melo Luz
4.º Vogal: Paulo Roberto Cordeiro Bento
5.º Vogal: Michael Alexander Câmara
 
Conselho Fiscal
Presidente: Olga Maria Rodrigues Borges Soares
1.º Secretário: Catarina Maria Almeida Borges
2.º Secretário: José Carlos Borges Tavares
 
Técnicos da modalidade
Geraldo Almeida Andrade
Telmo Jorge Medeiros Ferreira
Carolina Maria Almeida Borges
Cátia De Fátima Machado Borges

Dirigentes Desportivos
Geraldo Almeida Andrade
Carolina Maria Almeida Borges
Nélia Maria Andrade Benevides
Sérgio Botelho Rebelo
Geraldo Andrade 

Local de treinos
Pavilhão da Escola Integrada de Lagoa (Ficher)
2.ª, 4.ª e 6.ª feira, das 19h00 às 20h30.

Contactos
Clube de Patinagem de Santa Cruz
Rua Dr. Filomeno da Câmara, 31
9560-094 Lagoa (Santa Cruz)
Telefone: 296 912 294
Telemóvel: 915 599 912 (Geraldo Andrade)
 
  

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Novembro 2019>>>
Novembro 2019
dstqqss
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados