MENU
Abrir
Instale a nossa App
 » CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA ACOLHE SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA DOAÇÃO DE SANGUE
CÂMARA MUNICIPAL DE LAGOA ACOLHE SESSÃO DE SENSIBILIZAÇÃO PARA DOAÇÃO DE SANGUE

Decorreu, esta manhã, no auditório do edifício Paços do Concelho, uma ação de sensibilização para a doação de sangue, realizada pelos formandos da turma do 2º ano do curso Técnico de Vendas da Escola Profissional de Lagoa - Inetese, em parceria com o serviço de Hematologia do Hospital Divino Espírito Santo e com a Associação de Dadores de Sangue de São Miguel.

É a primeira vez que, após uma sessão de esclarecimento sobre a doação de sangue, uma turma desenvolve um trabalho para a dádiva de sangue, permitindo sensibilizar, não somente os alunos, mas, igualmente, toda a comunidade. Esta turma irá realizar diversas ações, nomeadamente no Parque de Ciência e Tecnologia de São Miguel – Nonagon, na Escola Secundária de Lagoa e na Inetese.

Para a vereadora da Câmara Municipal de Lagoa, Albertina Oliveira, o trabalho desenvolvido pela turma da Inetese é “fundamental e meritório e, se cada um de nós contribuir com a sua doação de sangue, podemos, juntos, salvar muitas vidas”. Por outro lado, Albertina Oliveira relembrou que, em parceria com a Associação de Dadores de Sangue de São Miguel, já várias ações foram realizadas, nomeadamente uma recolha de sangue que decorreu na vila de Água de Pau, há um ano, e que angariou mais de 30 dadores.

O principal intuito desta ação de sensibilização passou pela recolha de funcionários municipais para dadores de sangue, sendo um ato de cidadania, generosidade e de grande altruísmo.

De salientar que, ser dador de sangue é um ato voluntário, fundamental, já que o mesmo não pode ser vendido, nem produzido em laboratório. Pessoas com idades compreendidas entre os 18 e os 65 anos, que tenham hábitos de vida saudáveis, com um peso igual ou superior a 50 quilos, não estejam em jejum, nem no período da digestão e que não tenham recebido transfusões de sangue desde 1980, são as condições para se poder ser dador de sangue.

A dádiva demora cerca de 30 minutos, e a quantidade máxima de sangue recolhido é de 450 ml, menos de 10% dos 5 a 6 litros de sangue que circulam no corpo humano de um adulto, sendo que o mecanismo repõe rapidamente o sangue dado e uma única doação pode salvar até quatro vidas.

Por outro lado, o dador de sangue pode usufruir de alguns benefícios, nomeadamente: não paga taxas moderadoras nos serviços de urgência hospitalar, após duas dádivas feitas no último ano ou com mais de 30 na sua vida; não paga análises ao sangue no Serviço Nacional de Saúde; tem direito a recolhimento público, podendo ganhar um diploma de dador se atingir 10 dádivas, ou uma medalha dourada após 60 doações, prateada com 40 e cobreada com 20 dádivas e, finalmente, os dadores têm dispensa de trabalho no dia da doação.

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Dezembro 2019>>>
Dezembro 2019
dstqqss
24252627282930
1234567
891011121314
15161718192021
22232425262728
2930311234

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados