MENU
Abrir
Instale a nossa App
 » VIGÍLIA NOTURNA SOS CAGARRO SENSIBILIZA TURISTAS NO HOTEL CALOURA
VIGÍLIA NOTURNA SOS CAGARRO SENSIBILIZA TURISTAS NO HOTEL CALOURA

A convite da direção do Caloura Hotel Resort, a Câmara Municipal de Lagoa, através do CEFAL (Centro de Educação e Formação Ambiental de Lagoa), realizou, ontem à noite, uma vigília noturna, no âmbito da Campanha SOS Cagarro 2019.

Com o mote «Apaga a Luz, vem aí um Cagarro», esta vigília noturna teve como principal objetivo sensibilizar os turistas hospedados no hotel para a importância da preservação e salvamento dos cagarros, principalmente juvenis que, por esta altura, ao saírem do ninho e se deparam com vários perigos, nomeadamente a iluminação pública e automóvel. 

O ponto de encontro aconteceu no Caloura Hotel Resort, onde marcaram presença, além do Gabinete de Ambiente – CEFAL da Câmara Municipal, o vereador Nelson Santos, o Parque Natural de Ilha, elementos da Polícia de Segurança Pública (PSP), e alguns voluntários que se juntaram à vigília.

Teve lugar um pequeno briefing ministrado pela técnica do Parque Natural de Ilha (PNI), onde foi explicado aos presentes como proceder ao salvamento dos cagarros e posterior libertação junto ao mar. A altura do ano coincide com a saída dos cagarros, que nidificam no Arquipélago dos Açores. Estas aves marinhas guiam-se pelas estrelas, ao sair do ninho deparam-se com muitos perigos e são encadeados, nomeadamente, pela iluminação pública e automóvel.

Na ocasião, o vereador Nelson Santos fez referência à Campanha SOS Cagarro, dinamizada pelo Governo Regional dos Açores, realçando a sua importância para apelar a população na prevenção de atropelamentos e sensibilizando para a recolha e salvamento daquela ave marinha, que durante os meses de outubro e novembro, sai do seu ninho para realizar o seu primeiro voo oceânico.

O percurso da vigília noturna decorreu nos arredores do Caloura Hotel Resort, incluindo o parque de estacionamento da Baixa D’Areia e Porto da Caloura. Foram recolhidos, no total, quatro cagarros, que ficaram ao cuidado do PNI e dos vigilantes da natureza, que ficaram responsáveis pela sua libertação.  Os voluntários que participaram na vigília receberam um certificado de «Padrinhos do Cagarro», pela participação e salvamento dos cagarros.

?

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Novembro 2019>>>
Novembro 2019
dstqqss
272829303112
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
1234567

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados