MENU
Abrir
Instale a nossa App
 » CONCERTO DE OUTONO COM ORFEÃO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E BANDA MILITAR DOS AÇORES NA LAGOA
CONCERTO DE OUTONO COM ORFEÃO DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E BANDA MILITAR DOS AÇORES NA LAGOA

Por forma a celebrar o seu 20.º aniversário, o Orfeão de Nossa Senhora do Rosário (ONSR) irá, no próximo dia 16 de outubro, pelas 21h00, na igreja de Nossa Senhora do Rosário, realizar o Concerto de Outono, com a interpretação da obra Glória de Vivaldi. Este momento musical contará com a participação da Banda Militar dos Açores.

Esta atuação está, igualmente, inserida nas atividades culturais da celebração da festa da padroeira da freguesia de Nossa Senhora do Rosário, cujas festividades irão decorrer de 11 a 20 de outubro.

O Concerto de Outono conta, também, com o apoio da Câmara Municipal de Lagoa, Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Rosário, Associação Juvenil COD, Banda Militar dos Açores e igreja Nossa Senhora do Rosário.

Nesta atuação será apresentada uma obra sacra do período barroco, Glória, RV 589, do compositor italiano António Vivaldi, que se tornou, desde a sua redescoberta, na primeira metade do século XX, uma das mais populares atuações escritas para o Ospedale della Pietà, que exibe as riquezas e os contrastes deste estilo musical.

A anunciação coral de abertura é seguida pela mais contemplativa "Et in terra pax", em si menor, que por sua vez dá lugar a um alegre dueto feminino. A obra alterna seções corais e solos de ponta a ponta, após uma breve retomada do tema de abertura, uma fuga coral vigorosa leva a peça a uma conclusão assombrosa.

Gloria, RV 589, foi escrito, provavelmente, em 1715, e é considerada uma das mais importantes e conhecidas obras de Vivaldi e compõe-se de doze movimentos, nomeadamente: Gloria in excelsis Deo; Et in terra pax; Laudamus te; Gratias agimus tibi; Propter magnam gloriam tuam; Domine Deus; Cum Sancto Spiritu; Domine Fili unigenite; Domine Deus, Agnus Dei; Qui tollis peccata mundi; Qui sedes; Quoniam tu solus sanctus e Cum Sancto Spiritu.

De relembrar que, o ONSR é um grupo musical amador, que foi fundado em 1999, na freguesa de N. Sra. do Rosário, por iniciativa do pároco local, Pe. João Raposo Leite, e tem por finalidade o estudo, interpretação e execução de musical, coral de carater sacro e profano. Os elementos que constituem este grupo estão divididos por 4 naipes, nomeadamente sopranos, contraltos, tenores e baixos, tendo por maestrina Cármen Subica.

Por seu turno, a Banda Militar dos Açores, encontra-se, atualmente, sediada no Campo Militar de São Gonçalo, do Comando da Zona Militar dos Açores, e tem por principal missão dar o enquadramento musical nas cerimónias e atos militares, sem descurar da valorização cultural, recreativa, musical e de uma intensa atividade didáctica junta da sociedade civil.

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Outubro 2019>>>
Outubro 2019
dstqqss
293012345
6789101112
13141516171819
20212223242526
272829303112
3456789

Não existem eventos

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados