MENU
Abrir
Abrir
Instale a nossa App
 » LAGOA INAUGURA NOVAS MUSEOGRAFIAS DOS NÚCLEOS MUSEOLÓGICOS DA ADEGA E DA CASA MUSEU MARIA DOS ANJOS MELO
LAGOA INAUGURA NOVAS MUSEOGRAFIAS DOS NÚCLEOS MUSEOLÓGICOS DA ADEGA E DA CASA MUSEU MARIA DOS ANJOS MELO

No âmbito do protocolo celebrado entre a edilidade lagoense e o Centro Social e Paroquial da Ribeira Chã, que permitiu a integração no Museu de Lagoa-Açores dos núcleos museológicos criados pelo Padre João Caetano Flores na Ribeira Chã, a Câmara Municipal de Lagoa tem realizado diversos trabalhos de beneficiação, tanto em termos espaciais como museográficos, investindo em museografias pedagógicas e promovendo a sua divulgação.

Após a reabertura do Núcleo Museológico de Arte Sacra e Etnografia, no mês passado, segue-se dia 28 de julho às 14h00, a inauguração das novas museografias dos Núcleos Museológicos da Adega e da Casa Museu Maria dos Anjos Melo.

O Núcleo Museológico da Casa Museu Maria dos Anjos Melo, foi um legado, deixado, nos finais dos anos 80, pela catequista e residente da freguesia, Maria dos Anjos Melo, à fábrica da igreja da Ribeira Chã, de uma habitação do século XIX, adquirida em 1922, que constitui um exemplo da arquitetura doméstica tradicional da ilha de São Miguel.

A Casa apresenta uma cozinha, um quarto de dormir e sótão e expõe, no seu interior, todos os objetos então utilizados, desde as camas aos utensílios de cozinha. A nova museografia preserva os ambientes de época e, paralelamente, fez-se a reconstituição dos ambientes e locais onde os objetos se encontravam, dispondo-os de forma funcional.

Esta nova museografia evoca as vivências femininas em torno quer do espaço doméstico, quer da emigração recorrendo à experiência de vida da protagonista, a antiga proprietária da casa. Maria dos Anjos Melo foi uma senhora que viveu, parte da sua vida, sozinha, e que fez um percurso autónomo, tanto na Ribeira Chã, como na América do Norte, que é evocado na sua correspondência, nas suas devoções, e nos seus objetos.

 Por outro lado, a intervenção no Núcleo Museológico da Adega corresponde à primeira fase de uma remodelação que terminará na reformulação, programada para o final deste ano no Núcleo Agrícola e no Quintal etnográfico, e que esta visa valorizar as especificidades da freguesia, nomeadamente a sua identidade etnográfica.

Nesse sentido, o Núcleo Museológico da Adega é um espaço que homenageia os vitivinicultores da freguesia e que, paralelamente, dá a conhecer a cultura vitivinícola e os utensílios utilizados na elaboração e conservação do vinho.

À semelhança dos outros espaços do Museu de Lagoa-Açores ambos os Núcleos estarão abertos segundo o seguinte horário: segunda a sexta-feira, das 10h00 às 13h30 e das 14h30 às 18h00, durante o período de verão (30 de março a 30 de setembro), sendo que no de inverno (1 outubro a 29 de março), permanecerão abertos das 9h30 às 13h00 e das 14h00 às 17h30.

        

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Agosto 2020>>>
Agosto 2020
dstqqss
2627282930311
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
303112345

Não existem eventos

Ver mais
Abrir
Abrir
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados