MENU
Abrir
Abrir
Instale a nossa App
 » PRAÇA NOSSA SENHORA DA GRAÇA NA CIDADE DE LAGOA ACOLHE BUSTO EM HOMENAGEM AO REVERENDO SIMÃO LEITE BETTENCOURT
PRAÇA NOSSA SENHORA DA GRAÇA NA CIDADE DE LAGOA ACOLHE BUSTO EM HOMENAGEM AO REVERENDO SIMÃO LEITE BETTENCOURT

A Câmara Municipal de Lagoa irá homenagear e perpetuar a memória do lagoense Padre Simão Leite de Bettencourt, com a edificação de um busto, em bronze, na praça de Nossa Senhora da Graça, na freguesia de Nossa Senhora do Rosário, na Lagoa. Trata-se de um compromisso do anterior executivo, liderado, na altura, por João Ponte, que será agora concretizado, tendo sido a proposta para a sua edificação aprovada em reunião de câmara.

Tendo em consideração a importância desta individualidade no desenvolvimento cultural, social e da educação do Concelho de Lagoa, a edilidade lagoense decidiu homenagear este ilustre lagoense com um busto, executado pelo escultor Álvaro Raposo de França, que terá 60 centímetros de altura, e será montado em cima de um plinto cilíndrico de betão, ficando posicionado no extremo sudoeste do jardim da praça de N. Sra. da Graça.

De referir que, o Padre Simão Leite de Bettencourt nasceu no concelho da Lagoa, no dia 28 de outubro de 1913, e foi um ilustre açoriano, membro do clero, filósofo e ensaísta, poliglota e personalidade dotada de vasta cultura.

Uma personalidade incontornável das letras, este sacerdote formou-se em Filosofia, Teologia e Direito Canónico na Universidade Gregoriana, tendo sido autor de vários artigos de opinião e manuscritos de teor humanista e universal.

Para além disso, o reverendo Simão Leite Bettencourt foi um acérrimo defensor dos valores humanistas e do exercício da cidadania ao longo da sua vida, traduzidos no desempenho da sua atividade como padre em Roma, São Paulo, Rio de Janeiro, São José da Califórnia, Oakland e também como Diretor Espiritual do Seminário Diocesano de Angra do Heroísmo e colaborador direto do Papa João XXIII.

O homenageado notabilizou-se ainda pela sua vocação pedagógica, tendo lecionado em diversos países, e dominava para além das línguas clássicas (latim, grego e hebraico), as línguas francesa, espanhola, italiana, alemã e russa, tendo vindo a falecer no dia 30 de abril de 1975, na Lagoa.

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Julho 2020>>>
Julho 2020
dstqqss
2829301234
567891011
12131415161718
19202122232425
2627282930311
2345678

Não existem eventos

Ver mais
Abrir
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados