MENU
Abrir
Instale a nossa App
 » JOVENS DO CDIJ TREVO VISITAM EDIFÍCIO PAÇOS DO CONCELHO DE LAGOA PARA UMA CIDADANIA MAIS ATIVA
JOVENS DO CDIJ TREVO VISITAM EDIFÍCIO PAÇOS DO CONCELHO DE LAGOA PARA UMA CIDADANIA MAIS ATIVA

Um grupo de jovens do Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) – TREVO, da Casa do Povo de Água de Pau, através da Associação Centro de Estudos de Economia Solidária do Atlântico (ACEESA), visitou, esta manhã, o edifício Paços do Concelho de Lagoa. A vereadora da área da Educação e Cultura, Albertina Oliveira, recebeu os jovens, realizando uma visita guiada a todos os serviços da Câmara Municipal. 

Os jovens puderam conhecer as instalações e funcionamento dos serviços situados no edifício Paços do Concelho. Em cada gabinete, foi-lhes dada uma explicação do trabalho realizado, nas diversas áreas a cargo da Câmara Municipal. Visitaram, de seguida, o Gabinete de Ação Social, onde ficaram a par de vários serviços prestados nessa área, como o Cartão Lagoa mais Saúde, que apoia idosos e pessoas com deficiência do concelho, os apoios à habitação degradada e habitação social, fundo de emergência social e banco local de voluntariado.

O grupo do CDIJ – TREVO teve, ainda, a oportunidade de visitar a exposição permanente “Um olhar sobre a coleção da Câmara Municipal de Lagoa”, patente na Casa da Cultura Carlos César, assim como a exposição temporária da vida e obra do Padre João Caetano Flores. Além disso, visitaram gabinetes afetos ao edifício, nomeadamente Cultura, Design e Comunicação e Ambiente.

A ACEESA é a entidade responsável pela operacionalização do projeto de “Oficinas de Cidadania para a Inclusão Social”, do Orçamento Participativo de 2018, que teve como objetivo abrir um leque de possibilidades que permita melhorar competências na promoção e na reflexão para a tomada de consciência dos jovens. Desta forma, a instituição convidou vários grupos de jovens a visitar autarquias de todos os concelhos da ilha de São Miguel, nomeadamente Ponta Delgada, Lagoa, Vila Franca do Campo; Povoação, Nordeste e Ribeira Grande.

De acordo com a responsável da ACEESA, Catarina Borges, esta ação pretende não só “incutir atitudes baseadas no conhecimento e no fomento da cultura geral de cidadania, para melhor perceção dos direitos e deveres dos/as cidadãos/ãs, como também incentivar a participação ativa dos/as cidadãos/ãs em todas as áreas de intervenção”. 

Deste modo, a associação convidou um grupo selecionado de jovens adolescentes, alunos da Escola Secundária de Lagoa e integrados no projeto TREVO, da Casa do Povo de Água de Pau, a realizar uma visita de estudo aos Paços do Concelho de Lagoa, a fim de conhecerem e perceberem as funções de uma Câmara Municipal e sentirem-se parte integrante da ação «Cidadãos Mais Ativos».

De referir que, o Centro de Desenvolvimento e Inclusão Juvenil (CDIJ) – TREVO detém, atualmente, 32 jovens integrados em formação de ensino vocacional e em estabilização com o propósito de se reintegrarem no espaço escolar, promovendo, também, uma intervenção psicossocial, bem como a sua envolvência na comunidade e melhor intervenção e articulação com a família.

        
       

Imprimir
Imprimir
Recuar
Recuar
Avançar
Avançar
Calendar
Title and navigation
<<<Fevereiro 2020>>>
Fevereiro 2020
dstqqss
2627282930311
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
1234567

Ver mais
Abrir
Em atualização
Lagoa Investe
Avisos
Leituras de Água
Editais da Câmara
Ver Links Úteis
2015 Câmara Municipal de Lagoa-Açores. Todos os direitos reservados